Quem sou eu

Um nome curioso com uma grafia pouco convencional, ele vem da memória infantil de uma brincadeira que desafia a criança a ficar quieta, mas na realidade leva ao desejo de provocar o outro até que ele se desconcentre e se perca em gargalhadas ou falas: “ Vaca amarela pulou a janela, fez cocô na panela, quem falar primeiro come toda sujeira dela.” E a grafia... coisa de avó numeróloga: juntar as duas palavras, subtrair um “a”, acrescentar um “l” ... tudo por uma energia mais vibrante! E se com mãe não se discute, imagina com avó.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cabide de ideias - O que desejamos para nossos filhos?



 
O que desejamos para nossos filhos?

O dia tão esperado chegou e finalmente o resultado do teste DEU positivo. Todos ficam felizes e os pais começam sua busca incansável pelos lançamentos para montar o enxoval do bebê. O quarto arrumado, carrinho de última geração, pacotes e mais pacotes de fralda, roupinhas famosas, sapatinhos modernos, tudo pronto. Chega a  hora e o bebê tão esperado mostra a sua carinha.

Agora é hora de a mamãe oferecer o melhor alimento para seu bebê, e para ele crescer saudável nada melhor do que o leite materno, produzido com os melhores nutrientes, na temperatura ideal, sem contaminação, custo zero e pronto a toda hora que o bebê desejar.
Passado seis meses, começam as papinhas, suquinhos, frutas e assim vai até chegar à alimentação igual a dos pais.

Vêm a escola, os amiguinhos e a curiosidade para experimentar tudo o que os outros comem. Nesta hora, os pais devem estar seguros do que pretendem oferecer e o que pretendem ensinar aos seus filhos.

Normalmente, escolhemos a melhor escola, o melhor livro, o melhor filme e a melhor brincadeira, mas na hora de escolher o melhor alimento acabamos optando pelo mais prático.

Hoje em dia,  o mais prático nem sempre é o mais saudável. Temos uma quantidade enorme de alimentos ricos em sal (sódio), açúcar e gordura disponíveis em qualquer lugar, a qualquer hora sem restrição.

Para que vocês, pais, saibam como escolher o que oferecer aos seus filhos,  segue a minha dica:

Leve uma lupa para o supermercado para enxergar melhor os rótulos dos produtos que irá comprar.

Leia atentamente a lista de ingredientes e saiba que, por lei, os ingredientes devem estar em ordem decrescente de acordo com a quantidade que estão presentes). Assim fique atento aos primeiros da lista, estes estão presentes em maior quantidade.

Olhe a tabela nutricional e observe a quantidade de gordura e o tipo de gordura. A famosa gordura trans é comprovadamente nociva à saúde, a quantidade máxima permitida, por dia, é de até 2g.  Por determinação da Anvisa, se o alimento tiver uma quantidade inferior a 0,2g de gorduras trans por porção, o fabricante pode dizer que não contém gordura trans. Mas, se na lista de ingredientes tiver tirar: margarina e gordura vegetal hidrogenada, ele tem gordura trans sim, só que na porção estipulada, a quantidade é inferior a 0,2g. Eu pergunto: e se comer mais do que a porção? Quanto a  criança terá ingerido de gordura trans? Espertamente os fabricantes colocam porções  onde esse conteúdo de gordura fica escondido.

Ainda na tabela nutricional, observe a quantidade de sódio. Se em 100g a quantidade for superior a 400mg de sódio, não compre, pois este alimento contém sódio acima do recomendado.


Estimule seu filho a olhar o rótulo junto com você, converse sobre a importância dos alimentos e estimule o consumo de frutas, suco de fruta natural e frutas secas. Deixe os biscoitos para situações eventuais. E  quando for comprar um biscoito, leia atentamente a lista de ingredientes e faça uma escolha consciente. Hoje em dia já dispomos de biscoitos com maior percentual, de farinha integral, com menor teor de sódio, com menos aditivos químicos.

Cuide da saúde do seu filho, e garanta um futuro melhor!


 
 
 
Andréa Caputi é nutricionista, mãe do Felipe, um menino maravilhoso que ama esportes. Formada há 21 anos,  já trabalhou em vários lugares vivendo várias experiências. Atualmente se dedica ao seu consultório onde auxilia adultos e crianças com sua alimentação. Ama o que faz e adora estar com as crianças fazendo com que essas descubram o seu corpo e sua saúde.

Nenhum comentário: